IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor-Amplo
IPCA em set/2024
0,44%
IPCA acumulado em 2024 (até set)
3,31%
IPCA últimos 12 meses (Ago 23 a set 24)
4,42%
O IPCA, ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é um dos principais indicadores econômicos do Brasil. Criado em 1979, sua finalidade é medir a variação dos preços de um conjunto diversificado de produtos e serviços comercializados no varejo, que são consumidos pelas famílias brasileiras. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país e serve como uma ferramenta fundamental para avaliar as mudanças no custo de vida e, por extensão, a saúde econômica do Brasil.
Previsão de Divulgação do IPCA
Mês de Referência | Datas de Divulgação |
dez/22 | 10/01/2023 |
jan/23 | 09/02/2023 |
fev/23 | 10/03/2023 |
mar/23 | 11/04/2023 |
abr/23 | 12/05/2023 |
mai/23 | 07/06/2023 |
jun/23 | 11/07/2023 |
jul/23 | 11/08/2023 |
ago/23 | 12/09/2023 |
set/23 | 11/10/2023 |
out/23 | 10/11/2023 |
nov/23 | 12/12/2023 |
dez/23 | 11/01/2024 |
O que é o IPCA?
O IPCA é um índice de preços calculado pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas que mede a variação dos preços (Inflação) de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras em um determinado período.
Criado em 1979, a finalidade do IPCA é medir a variação dos preços de um conjunto diversificado de produtos e serviços comercializados no varejo, que são consumidos pelas famílias brasileiras. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país e serve como uma ferramenta fundamental para avaliar as mudanças no custo de vida e, por extensão, a saúde econômica do Brasil, abrangendo uma variedade de itens, desde os básicos, como alimentos e vestuário, até serviços mais complexos, incluindo saúde, educação e lazer.
A ideia por trás do IPCA é fornecer uma visão abrangente e representativa dos padrões de consumo das famílias urbanas brasileiras, refletindo assim as variações de preços que afetam diretamente o cotidiano dos cidadãos.
Série histórica do IPCA-Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
Ano | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Acumulado no ano (%) |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | 0,42 | 0.83 | 0,16 | 0,38 | 0,46 | 0,21 | 0,38 | -0,02 | 0,44 | 3,31 | |||
2023 | 0,53 | 0,84 | 0,71 | 0,61 | 0,23 | -0,08 | 0,12 | 0,23 | 0,26 | 0,24 | 0,28 | 0,56 | 4,62 |
2022 | 0,54 | 1,01 | 1,62 | 1,06 | 0,47 | 0,67 | -0,68 | -0,36 | -0,29 | 0,59 | 0,41 | 0,62 | 5,79 |
2021 | 0,25 | 0,86 | 0,93 | 0,31 | 0,83 | 0,53 | 0,96 | 0,87 | 1,16 | 1,25 | 0,95 | 0,73 | 10,06 |
2020 | 0,21 | 0,25 | 0,07 | -0,31 | -0,38 | 0,26 | 0,36 | 0,24 | 0,64 | 0,86 | 0,89 | 1,35 | 4,52 |
2019 | 0,32 | 0,43 | 0,75 | 0,57 | 0,13 | 0,01 | 0,19 | 0,11 | -0,04 | 0,10 | 0,51 | 1,15 | 4,31 |
2018 | 0,29 | 0,32 | 0,09 | 0,22 | 0,40 | 1,26 | 0,33 | -0,09 | 0,48 | 0,45 | -0,21 | 0,15 | 3,75 |
2017 | 0,38 | 0,33 | 0,25 | 0,14 | 0,31 | -0,23 | 0,24 | 0,19 | 0,16 | 0,42 | 0,28 | 0,44 | 2,95 |
2016 | 1,27 | 0,90 | 0,43 | 0,61 | 0,78 | 0,35 | 0,52 | 0,44 | 0,08 | 0,26 | 0,18 | 0,30 | 6,29 |
2015 | 1,24 | 1,22 | 1,32 | 0,71 | 0,74 | 0,79 | 0,62 | 0,22 | 0,54 | 0,82 | 1,01 | 0,96 | 10,67 |
2014 | 0,55 | 0,69 | 0,92 | 0,67 | 0,46 | 0,40 | 0,01 | 0,25 | 0,57 | 0,42 | 0,51 | 0,78 | 6,40 |
2013 | 0,86 | 0,60 | 0,47 | 0,55 | 0,37 | 0,26 | 0,03 | 0,24 | 0,35 | 0,57 | 0,54 | 0,92 | 5,91 |
2012 | 0,56 | 0,45 | 0,21 | 0,64 | 0,36 | 0,08 | 0,43 | 0,41 | 0,57 | 0,59 | 0,60 | 0,79 | 5,83 |
2011 | 0,83 | 0,80 | 0,79 | 0,77 | 0,47 | 0,15 | 0,16 | 0,37 | 0,53 | 0,43 | 0,52 | 0,50 | 6,50 |
2010 | 0,75 | 0,78 | 0,52 | 0,57 | 0,43 | 0,00 | 0,01 | 0,04 | 0,45 | 0,75 | 0,83 | 0,63 | 5,90 |
2009 | 0,48 | 0,55 | 0,20 | 0,48 | 0,47 | 0,36 | 0,24 | 0,15 | 0,24 | 0,28 | 0,41 | 0,37 | 4,31 |
2008 | 0,54 | 0,49 | 0,48 | 0,55 | 0,79 | 0,74 | 0,53 | 0,28 | 0,26 | 0,45 | 0,36 | 0,28 | 5,90 |
2007 | 0,44 | 0,44 | 0,37 | 0,25 | 0,28 | 0,28 | 0,24 | 0,47 | 0,18 | 0,30 | 0,38 | 0,74 | 4,45 |
2006 | 0,59 | 0,41 | 0,43 | 0,21 | 0,10 | -0,21 | 0,19 | 0,05 | 0,21 | 0,33 | 0,31 | 0,48 | 3,14 |
2005 | 0,58 | 0,59 | 0,61 | 0,87 | 0,49 | -0,02 | 0,25 | 0,17 | 0,35 | 0,75 | 0,55 | 0,36 | 5,68 |
2004 | 0,76 | 0,61 | 0,47 | 0,37 | 0,51 | 0,71 | 0,91 | 0,69 | 0,33 | 0,44 | 0,69 | 0,86 | 7,60 |
2003 | 2,25 | 1,57 | 1,23 | 0,97 | 0,61 | -0,15 | 0,20 | 0,34 | 0,78 | 0,29 | 0,34 | 0,52 | 9,29 |
2002 | 0,52 | 0,36 | 0,60 | 0,80 | 0,21 | 0,42 | 1,19 | 0,65 | 0,72 | 1,31 | 3,02 | 2,10 | 12,53 |
2001 | 0,57 | 0,46 | 0,38 | 0,58 | 0,41 | 0,52 | 1,33 | 0,70 | 0,28 | 0,83 | 0,71 | 0,65 | 7,67 |
2000 | 0,62 | 0,13 | 0,22 | 0,42 | 0,01 | 0,23 | 1,61 | 1,31 | 0,23 | 0,14 | 0,320 | 0,59 | 5,97 |
1999 | 0,70 | 1,05 | 1,10 | 0,56 | 0,30 | 0,19 | 1,09 | 0,56 | 0,31 | 1,19 | 0,95 | 0,60 | 8,93 |
1998 | 0,71 | 0,46 | 0,34 | 0,24 | 0,50 | 0,02 | -0,12 | -0,51 | -0,22 | 0,02 | -0,12 | 0,33 | 1,65 |
1997 | 1,18 | 0,50 | 0,51 | 0,88 | 0,41 | 0,54 | 0,22 | -0,02 | 0,06 | 0,23 | 0,17 | 0,43 | 5,22 |
1996 | 1,34 | 1,03 | 0,35 | 1,26 | 1,22 | 1,19 | 1,11 | 0,44 | 0,15 | 0,30 | 0,32 | 0,47 | 9,56 |
1995 | 1,70 | 1,02 | 1,55 | 2,43 | 2,67 | 2,26 | 2,36 | 0,99 | 0,99 | 1,41 | 1,47 | 1,56 | 22,40 |
1994 | 41,31 | 40,27 | 42,75 | 42,68 | 44,03 | 47,43 | 6,84 | 1,86 | 1,53 | 2,62 | 2,81 | 1,71 | 916,43 |
População-Objetivo do IPCA
A população-objetivo do IPCA inclui as famílias residentes em áreas urbanas com rendimentos familiares variando entre 1 e 40 salários mínimos mensais, independente da fonte de rendimento. Esta faixa de renda foi escolhida estrategicamente para garantir que o índice refletisse a realidade de uma ampla parcela da população. De acordo com o IBGE, esta abordagem abrange cerca de 90% das famílias nas áreas urbanas, tornando o IPCA um indicador bastante representativo do custo de vida da maioria dos brasileiros.
A inclusão de uma faixa de renda tão ampla no cálculo do IPCA significa que o índice é capaz de capturar as variações de preços que impactam tanto as famílias de baixa renda quanto aquelas com rendimentos mais elevados. Isso é crucial, pois os padrões de consumo e as pressões inflacionárias podem variar significativamente entre diferentes grupos de renda. Ao considerar essa diversidade, o IPCA oferece uma imagem mais precisa e detalhada da inflação e do poder de compra no Brasil.
História e Evolução do IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo foi instituído em 1979 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no contexto de um Brasil que vivenciava intensas variações econômicas e inflacionárias. Desde então, o IPCA tem sido um instrumento vital para medir a inflação, adaptando-se aos diversos ciclos econômicos do país.
A maior variação mensal registrada pelo IPCA foi em março de 1990, atingindo 82,39%, um reflexo da instabilidade econômica da época. A menor variação, por sua vez, ocorreu em julho de 2022, com -0,68%, mostrando a capacidade do índice de capturar tanto períodos de alta inflação quanto de deflação.
Assumindo uma importância ainda maior após a implementação do Plano Real em 1994, o IPCA se tornou o índice oficial de inflação do país. Este período marcou uma mudança significativa na economia brasileira, com o IPCA desempenhando um papel crucial no acompanhamento da estabilização dos preços e na formulação de políticas monetárias.
Composição do IPCA
A cesta de produtos e serviços do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é composta por itens que refletem os hábitos de consumo das famílias brasileiras. Esta cesta é atualizada periodicamente para assegurar que o índice reflita as mudanças nos padrões de consumo. A composição mais recente do IPCA, atualizada no início de 2020, inclui 377 itens diferentes, divididos em nove grupos de despesas:
- Alimentação e Bebidas: Itens essenciais como arroz, feijão, carnes, frutas e legumes.
- Habitação: Inclui aluguel, energia elétrica, água e esgoto.
- Artigos de Residência: Eletrodomésticos, móveis e itens de manutenção.
- Vestuário: Roupas, calçados e acessórios.
- Transportes: Combustíveis, passagens e manutenção de veículos.
- Saúde e Cuidados Pessoais: Consultas médicas, medicamentos e produtos de higiene.
- Despesas Pessoais: Serviços pessoais, recreação e cuidados com animais de estimação.
- Educação: Mensalidades escolares, livros e material didático.
- Comunicação: Telefonia, internet e serviços de streaming.
A evolução da cesta do IPCA reflete mudanças na sociedade, como a inclusão de itens modernos como serviços de streaming e transporte por aplicativos, e a exclusão de itens que perderam relevância, como máquinas fotográficas e DVDs. Essas atualizações garantem que o IPCA continue a ser um indicador confiável e atualizado das tendências de consumo e inflação no Brasil.
IPCA na Política Monetária
O IPCA desempenha um papel crucial na política monetária do Brasil. Ele é o indicador de referência para o sistema de metas de inflação, implementado em 1999. De acordo com este sistema, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece anualmente uma meta de inflação que o Banco Central deve perseguir. Por exemplo, em 2023, a meta da inflação é de em 3,25% ao ano, com uma margem de tolerância de 1,75% a 4,75%.
IPCA e Taxa Selic
A principal ferramenta utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação e cumprir a meta estabelecida é a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Se o IPCA indica uma inflação crescente, o Banco Central pode optar por aumentar a Selic, tornando o crédito mais caro e desacelerando o consumo. Por outro lado, se o IPCA mostra estabilidade ou deflação, a Selic pode ser reduzida para estimular a economia.
Fatores que influenciam o IPCA
A variação do IPCA é influenciada por diversos fatores econômicos, principalmente a relação entre demanda e oferta. Se a demanda por certos produtos e serviços excede a oferta, é provável que seus preços aumentem, contribuindo para uma elevação do IPCA. Esse fenômeno pode ser observado em períodos de prosperidade econômica, quando o aumento da renda eleva o consumo.
Além disso, políticas fiscais expansivas, que aumentam a quantidade de dinheiro em circulação, também podem elevar a inflação. Variações cambiais, especialmente em um país com significativa importação de produtos, também afetam o IPCA, já que alterações na taxa de câmbio podem impactar o custo de bens e serviços no mercado interno.
IPCA e Finanças Pessoais
O IPCA tem um impacto direto sobre a vida financeira dos indivíduos, especialmente no que diz respeito a investimentos e financiamentos. Investimentos cuja rentabilidade supera o IPCA garantem um aumento do poder de compra ao longo do tempo. Por outro lado, se a inflação supera a rentabilidade de um investimento, ocorre uma perda do poder aquisitivo.
Para proteger as finanças pessoais contra a inflação, muitos investidores optam por ativos que incluem a variação do IPCA em seus rendimentos, como títulos públicos atrelados à inflação, fundos imobiliários ou papéis de renda fixa indexados ao IPCA. Esses investimentos garantem que o retorno financeiro acompanhe a variação da inflação, protegendo o poder de compra do investidor.
Subcategorias do IPCA
Além do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, existem subcategorias que oferecem perspectivas diferentes sobre a inflação:
IPCA-15: Funciona como uma prévia do IPCA. A coleta de dados ocorre do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência, fornecendo uma indicação antecipada das tendências de inflação.
IPCA-E: Representa o acumulado trimestral do IPCA-15, oferecendo uma visão mais ampla das variações de preços em um período mais extenso.